DIY: Makeover de Cama




Quando começamos a mobilar uma casa é muito fácil cometer erros ao comprar peças por impulso, sem ter ainda a noção global do estilo que se pretende. 

Noutros casos, como foi o nosso, é também frequente familiares ou amigos oferecerem uma ou outra peça que está em desuso ou que já não se enquadra nas suas decorações, dando muito jeito para quem está a começar e, como tal, num rol de despesas que nunca mais acabam.

Ofereceram-nos esta cama que, sendo dupla, com um gavetão por baixo, achámos que nos ia ser muito útil para o quarto de hóspedes. 


Materiais necessários:

→ Plástico de proteção para pintura
→ Lixa (o mais fina possível)
→ Rolo de pintura para madeira (esponja sem pêlo)
→ Primário para madeiras
→ Tinta branca para madeiras
→ Adesivos redondos brancos para tapar furos
→ Puxadores a gosto pessoal

Como cá por casa somos fãs do branco (ou não fosse este parte do título do blog ☺), nem pensámos 2x em fazer um restyling de forma a enquadrar-se no nosso estilo. 

O primeiro passo foi cobrir muito bem o chão com plástico, para poupar a trabalheira de limpar pintas brancas do chão (quem nunca?!). Depois de tudo bem isolado, o passo seguinte é preparar as superfícies a pintar. Primeiro, passar com uma lixa de grão o mais fino possível, visto que a cama em questão tem um efeito lacado e não queremos dar-lhe rugosidade, mas sim manter a superfície lisa para um acabamento mais perfeito. Depois há que retirar todo o pó com um pano húmido e deixar secar. 




Uma vez seca, podemos proceder à aplicação do primário. Existem primários diferentes para várias funções, mas neste caso, a prioridade foi aumentar a adesão da tinta à superfície, por esta ter um acabamento lacado por baixo. Se a cama estivesse com a madeira ainda virgem, por exemplo, a principal preocupação seria diminuir a porosidade tapando os poros e diminuindo, assim, a absorção da posterior tinta.

Após o tempo de espera de secagem do primário, que varia de marca para marca, avancei com a pintura, com um rôlo indicado para pintar madeiras (ultra importante!). Optar pelo rolo em vez de trincha evita imperfeições relacionadas com as marcas das cerdas na superfície, ou até, por vezes, com algumas cerdas perdidas no meio da pintura, quando a trincha não é de qualidade. Optar pelo rôlo de esponja para madeiras em vez de um rolo utilizado para paredes, evitará as marcas indesejáveis do pêlo na superfície, dando um acabamento bastante liso e uniforme, que é o que se pretende.


Para modernizar a cama, optei também por retirar os topos de plástico que a cama tinha nos cantos e por tapar os furos com adesivos redondos, que se compram em qualquer superfície comercial de materiais de bricolage. Ainda com o mesmo objetivo, troquei os puxadores por uns mais modernos, que por acaso, já tinha por casa, dando-lhes também um novo aproveitamento.


E este foi o resultado final!

Os materiais foram todos comprados no Leroy Merlin que, para além de ter imensa oferta, tem uma equipa super disponível para esclarecer todas as dúvidas de qualquer pessoa que seja "leiga" no assunto.



Do It Yourself 

Comentários